shopping-campo-limpo

Campo Limpo (nome oriúndo da estrada) é um distrito da zona oeste do município de São Paulo, Brasil. O Bairro Campo Limpo é próximo aos subdistritos de Butantã, Vila Andrade, Santo Amaro e Capão Redondo e também faz limite com o município de Taboão da Serra, através do Córrego Pirajuçara. O subdistrito está localizado a cerca de 17 quilômetros do Marco Zero da cidade de São Paulo, na Zona Sudoeste. De acordo com dados dos censos demográficos 1991 e 2000, a população do Campo Limpo é de 191.527 habitantes e a densidade demográfica é de 14.963 hab/km².

Uma das origens do nome do bairro reside no fato de, antigamente, ter funcionado nas imediações uma antiga chácara do Jockey Club de São Paulo. Pouco se sabe sobre sua criação, mas moradores mais antigos especulam que o distrito de Campo Limpo originou-se da Fazenda Pombinhos, da família Reis Soares, em meados de 1937.

Várias colônias de japoneses, italianos e portugueses se estabeleceram na região, devido ao preço baixo dos terrenos naquela época. Por volta de 1950, a paisagem do distrito era ainda de muitas fazendas, chácaras e olarias. Havia também três “secos e molhados”, uma farmácia, uma barbearia, um grupo escolar de madeira e um mosteiro da igreja católica. As Igrejas de São Judas Tadeu e São José Operário, constituídas nos anos 60, são importante referência para a região. A energia elétrica chegou em 1958, a primeira linha de ônibus foi criada em 1963 e o calçamento das primeiras ruas iniciou em 1968.

Nos anos 60/70 iniciou-se uma explosão populacional no bairro. Foi então que chegaram os novos moradores, em sua maioria de origem pobre e migrante, principalmente do interior de São Paulo, dos estados das Regiões Nordeste e Sul do Brasil, se estabelecendo na região a partir das décadas de 1960 e 1970.

A região também contou com uma importante industria química chamada Poliquima, instalada na principal via da região, a Estrada do Campo Limpo. No final dos anos 80 a holandesa Akzo Nobel, então naquela época simplesmente Akzo, adquiriu a Poliquima mudando assim o nome.

No final dos anos 90 a Akzo deixa o Campo Limpo e muda-se para o interior paulista. Até hoje o terreno permanece por lá sem ocupação alguma, um enorme espaço na mais importante via da região.

O crescimento da região, assim como em outras áreas periféricas da cidade, ocorreu de maneira mais intensa entre as décadas de 1970 e 1980, sem planejamento necessário pelos órgãos públicos. A partir da década de 1990 o bairro sofreu um grande crescimento imobiliário com o lançamento de empreendimentos residenciais para a classe média: o bairro, por ser vizinho de outros grandes centros comerciais e de escritórios em crescimento acelerado, como o Centro Empresarial São Paulo, a Marginal Pinheiros e a região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, além de também ser vizinho de bairros considerados nobres, como a Vila Andrade e Morumbi, começou a atrair novos moradores com perfil diferente dos moradores que vieram na primeira fase de ocupação na década de 1960: muitos destes novos moradores tem nível superior e/ou são profissionais liberais e paulistanos de outros bairros em busca de preços de imóveis mais baratos e próximos das novas áreas de trabalho. A partir de 2001, o Campo Limpo iniciou uma modesta ação de crescimento em construções e instalações comerciais e educacionais. Recentemente, o distrito recebeu duas universidades particulares (Uniban), e em 2006 a Faculdade Horizontes, no Campus do Colégio Concórdia, supermercados e hipermercados, além do recém-inaugurado Shopping Campo Limpo, localizado no distrito vizinho de Capão Redondo. Nesse último, estão presentes as cinco únicas salas de cinema da região e a recém inaugurada agência do Banco do Brasil.

Dados Principais sobre o Campo Limpo

População 216.098 hab (2010)
Renda média R$ 958,78
IDH 0,806 – elevado
Subprefeitura Campo Limpo
Região Administrativa Sul
Área Geográfica 8

Pontos Turísticos no Campo Limpo

shopping-campo-limpo-small

Shopping campo limpo

O Shopping Campo Limpo é um marco importante para valorização da região. Com este empreendimento os moradores de vários bairros, entre eles, Capão Redondo, Jardim São Luis, Vila Andrade, Jardim Ângela, além dos municípios de Taboão da Serra e Embu das Artes, se beneficiam de uma melhor qualidade na oferta de lojas, serviços e lazer.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Campo Limpo na cidade de São Paulo.

Vídeo sobre o bairro do Campo Limpo

Mapa do bairro do Campo Limpo